21/01/2010 - 17h24 Haiti é sacudido por novo tremor de magnitude 4,8 Do UOL Notícias* Em São Paulo

O Haiti foi abalado nesta quinta-feira (21) por um novo terremoto secundário, de magnitude 4,8 graus na escala Richter. Não há informação sobre novos danos.

Quer ajudar as vítimas do terremoto no Haiti?


Segundo o Instituto Geológico americano (USGS), o tremor foi registrado às 16h54, com epicentro a 40 km a sudoeste da capital Porto Príncipe, e com profundidade de 10 km.

O tremor de hoje não é o único depois do grande terremoto que destruiu parte do país no dia 12 de janeiro. Ontem, outro terremoto de 5,9 graus na escala Richter gerou pânico e derrubou alguns muros, mas não deixou mais vítimas. Inicialmente a Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) divulgou que o tremor fora de 6,1 graus, mas depois a informação foi corrigida.

Diversos tremores secundários vêm atingindo o país nove dias depois do terremoto de 7 graus que causou ao menos 75 mil mortes. O tremor da quarta-feira é o maior desde então. Além dos mortos, o governo calcula que 250 mil ficaram feridos e um milhão, desabrigados. Se a estimativa do governo se concretizar, serão 200 mil mortes causadas pela tragédia da semana passada.

Um país devastado



Vista aérea da cidade de Porto Principe mostra região atingida por terremoto de 7 graus


Segurança
Porta-vozes da ONU asseguraram que a segurança no país está sob controle, apesar das cenas de saques serem frequentes na capital.

"A situação está sob controle na capital e no resto do país, a não ser em alguns casos isolados de saques", assegurou Vicenzo Puguese, porta-voz da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah).

Na cidade de Porto Príncipe, devastada pelo terremoto, casas, instituições oficiais, bancos e lojas foram saqueadas pela população, diante da impotência da polícia local.

Segundo a Minustah, a situação, do ponto de vista da segurança, não piorou desde o terremoto.

*Com informações de agências internacionais




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Floresta - Zona Norte de Natal

Projeto "Mateus 25" - Um ato de amor

Tribuna do Norte | Mais um açude começa a sangrar no Seridó