Astigmatismo

O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos próximos e longes ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de uma lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único), em óculos ou lentes de contato. Podem, ainda, se valer de cirurgia a laser ou do procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.

Índice

Tipos de astigmatismo

Os tipos de astigmatismo baseado na estrutura assimétrica:

  • Astigmatismo corneal - devido a cornea de formato irregular.
  • Astigmatismo lenticular - devido a lentes de formato irregular.

Tipos de astigmatismo baseado nos meridianos principais:

  • Astigmatismo regular.
  • Astigmatismo irregular.

Tipos de astigmatismo baseado no foco dos meridianos principais:

  • Astigmatismo simples complexo.
  • Astigmatismo hipermétrope simples.
  • Astigmatismo miópico dificil simples.
  • Astigmatismo composto.
  • Astigmatismo hipermétrope composto.
  • Astigmatismo miópico composto.
  • Astigmatismo misto e lento.

Diagnóstico - Sinais e sintomas

O astigmatismo brando pode ser assintomático, já o astigmatismo mais intenso pode causar sintomas como visão borrada, astenopia, fadiga ou dores de cabeça.[1][2][3]

Consulta Médica

Um oftalmologista é o profissional indicado para fazer o diagnóstico do grau do distúrbio e recomendar o melhor tratamento. O resultado da consulta normalmente é uma receita médica com o resumo do problema e indicação de tratamento.

Tratamento

O astigmatismo pode ser corrigido com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Várias considerações envolvendo a saúde ocular, status refrativo e estilo de vida frequentemente determinam se uma opção é melhor que a outra:

  • Óculos em geral é a opção mais segura.
  • Nas pessoas com ceratocone, lentes de contato rígidas de gás permeável geralmente permitem que o paciente atinja uma melhor acuidade visual em relação aos óculos de grau. Lentes gelatinosas podem não ser tão efetivas.
  • A cirurgia, especialmente para pessoas que têm olhos secos ou outras condições que as proíbem de usar lentes corretivas cansativas, pode ser a solução mais adequada. O tipo mais comum de cirurgia para corrigir o astigmatismo é o LASIK (laser in situ keratomileusis): utilizando uma pequena lâmina (cerátomo) é feita uma pequena incisão na superfície do olho para criar uma pequena ponta de tecido para cima a qual é erguida. Um feixe de laser é usado para corrigir a curvatura irregular vista no astigmatismo. A ponta é substituída e a recuperação é normalmente rápida e indolor. O uso da cirurgia LASIK para tratar astigmatismo de até 4 dioptrias é recomendável somente como parte de um procedimento combinado para tratar miopia/astigmatismo.

Usa-se lentes cilindricas.

Se o astigmatismo é causado por um problema de deformação do globo ocular devido a um calázio, o tratamento da condição irá resolver o astigmatismo.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Floresta - Zona Norte de Natal

Projeto "Mateus 25" - Um ato de amor

Tribuna do Norte | Mais um açude começa a sangrar no Seridó